Welcome! Log In Create A New Profile

Advanced

Motor de passo sucateado

Posted by Mctheodoren 
Motor de passo sucateado
May 14, 2016 01:36PM
Fala galera, sou novo no mundo de RepRap, achei uns motores de Epson velhos aqui e gostaria de saber se funciona com Ramps 1.4 e os drivers A4988!
o motor é o EM-257(17PM-K212-PIT) OU (STP-42D144 Minebea) da Epson

Specifications:
Nominal Voltage 7
Current 0.7
Resistance (Ohms) 10
Torque (in-oz) 44.4
Torque (kg*cm) 3.2
Wires 4
Condition pulled
Steps / Revolution 200
Made in China
weight 175 grams
Step Size (degrees) 1.8
NEMA frame size 17
QTY available 4

achei essas especificaçoes dele!
obrigado pela força e desculpem se fiz algo errado hehehe!
Re: Motor de passo sucateado
May 14, 2016 11:40PM
A princípio sim, os drivers A4988 funcionam com motores de passo a 4 fios.

Só cuidado com a correte pois os seus motores são de 0.7A, e a maioria das impressoras usa 1A. Você pode ajustar a corrente por meio de um potenciômetro na placa de cada driver, mas tem que ver no manual do A4988 qual tensão colocar pra definir em 0.7A.
Re: Motor de passo sucateado
October 08, 2018 01:17AM
Cara, me parece ok.
Re: Motor de passo sucateado
July 12, 2019 09:40AM
Fala Galera, tem alguém aqui ainda nesse tópico ?!

Estou nessa linhagem de aproveitar motores de passo sucateados para usar em pequenos projetos de um plotter, e quem sabe, uma 3Dprinter.

Com sucesso os primeiros motores que eu desmontei de uma Epson LX300 || eram de quatro fios (EM 323 - EM 326) e com sorte tbm consegui o datasheet deles.

Sem problemas até então, mas ao desmontar outras unidades de Impressoras Epson LX 300 da versão antiga, os motores que achei são de 6 Fios (EM 210 - EM 211).
Não Encontrei muita informação nem sheets sobre esses últimos, dizem os posts fuçados que eles são unipolares, e sei que da pra transformar em bipolares.
Nos testes usando os fios das bobinas (4 de 6 - 2 São Comuns) o teste foi No Sketch de testes da IDE do Arduino e eles rodam normalmente, fazem o ciclo do código certinho, mas quando tento usa-los no plotter através do PronterFace eles sofrem apenas um "convulsão".

O Estranho é que no sketch ele roda todas as etapas, desde um setup que gira ele uma volta nos dois sentidos, até o loop infinito que testa uma volta na condição de SINGLE - DOUBLE e MICROSTEP tbm, eles funcionam em todos os testes de passos, ou seja tem suporte pra micro passo, meio passo e passo completo.

No Plotter eu uso um Arduino ONE e uma Motor Shield L923D, aquele driver de ponte H barato, Uso esse plotter com mecanismos e motores de DVD e funciona bem, o software que conecta com o Arduino é o PronterFace , testei os motores Epson EM210 - EM211 e eles funcionam apesar do risco de queimar o ci da shield que é apenas para 600mA com picos de 1,5A, mas os outros (EM210 - EM211) são até um pouco inferiores quanto a Corrente e tensão e mesmo assim só vibram quanto acionados no PronterFace.

A primeira duvida é: Por que os Motores de 6 Fios Funcionam no Sketch do IDE usando a shield, e no PronterFace não ? (Usei G-Code Sender Extensão do Chrome e nada com os de 6 Fios)
(Lembrando que o código utiliza da Biblioteca da AdaFruit Motor Shield, especifica pra essa Shield)

Minha Segunda Duvida é: esses motores de 6 fios operam nos drivers A4988 com o macete de usar somente os 4 Fios das bobinas ?
(Pretendo Usar a CNC Shield V3 Para esse upgrade de plotter, e a Ramps Com o Mega pra 3D Printer, sei que esses motores podem não ter um Torque ou Resolução adequados mas quero testar, tem uns parecidos com os Nema 17 sucateados aqui na minha cidade, mas são de 6 Fios ou Mais, queria tirar essa duvida antes de comprar)

Enfim Agradeço pela atenção de qualquer um que passar por aqui e se dispor a ler e quem sabe dar alguma Luz pra me guiar !

Obrigado e boa sexta pra comunidade RepRap !

smoking smiley
Sorry, only registered users may post in this forum.

Click here to login