Welcome! Log In Create A New Profile

Advanced

Problemas com passo do motor

Posted by Celso Jr 
Problemas com passo do motor
February 07, 2017 07:16PM
Ola Pessoal, estou montando a minha impressora 3D onde me deparei com meu primeiro problema, , fiz os cálculos e os meus passos para os eixos X e Y deveriam dar 80 e 80 respectivamente, porém com passo de 80 , quando movimento a impressora por exemplo em 50mm ela se move 25mm sempre a metade, os jumpers estão colocados de acordo, é normal isso acontecer?
Re: Problemas com passo do motor
April 07, 2017 10:18PM
A minha ta assim tambem. Jampeei corretamente e nada. Vamos aguardar...
PRV
Re: Problemas com passo do motor
April 19, 2017 05:40PM
Eu tive um problema parecido. Mas no meu caso eles andavam o dobro. O problema eu consegui resolver olhando o firmware da RepRap 3D Grabber Pro (minha impressora). Existe um arquivo de configuração (Configuration.h) onde estão os valores setados para os dois tipos possíveis de drivers de motores que acompanham o Kit: Os DRV 8825 - Placa Roxa; ou os A 4988 - Placa Verde. No meu caso vieram A 4988, mas os valores que estavam no "Configuration.h" eram os dos DRV 8825, portanto, havia mudança no números de micropassos, fazendo com que os eixos andassem 2x mais. Talvez o seu caso seja o oposto, Vieram drivers DRV 8825, mas o firmware estava com valores dos A 4988. Abaixo está a linha que necessita ajuste:

// default settings

#define DEFAULT_AXIS_STEPS_PER_UNIT {160.4,160.4,800,1052} // VALORES SETADOS PARA DRIVER DVR8825 (ROXOS) - PARA DRIVER A4988 (VERDES) USAR: {80,80,400,525.667}

Carregue o Firmware, va até a aba Configuration.h e altere os valores, conforme seus drivers. Basta dar um CTRL+F e escrever A4988 pra localizar a linha. Não esqueça que o IDE Arduino que eles recomendam usar é uma versão antiga (1.6.0)

Espero ter ajudado.

Edited 1 time(s). Last edit at 04/19/2017 05:56PM by PRV.
Re: Problemas com passo do motor
August 10, 2017 03:31PM
Olá , sou novato na impressão 3d e estou montando uma impressora parecida "Smartrap mini",
estou com problema, que os meu motores "minebea 17pm-kb342b" estão aquecendo demais,
uso drivers A4988 - e configurei vref- de acordo com o motor de 0.9A potenciômetro - 0,72 , já diminui para 0,40 e 0,50
e mesmo assim os motores aquecem demais.
Quase queimei meu arduino mega 2560, chegou a sair fumaça, pensei que havia perdido o arduino
ou queimado o regulador de 5v, mas por sorte não queimou nada, verifiquei a voltagem do regular com multímetro e estava tudo ok, conectei e ele funciona normal, carreguei arquivos e esta tudo certo.
Mas agora estou na duvida e com medo de queimar as placas, drivers ou motores, pois eles continuam quentes demais.
Usava fonte Atx de pc, e troquei por uma fonte chaveada 30A, uso arduino e ramps 1.4 da china, se alguem puder me dar alguma dica fico grato.

* depois de configurar marlin ela funciona normal, ñ tenho problemas nos eixos , mas depois de tempo o motor aquece muito, seria a config. do marlin algo errado
que esta causando isso, ou os motores.(tenho o datasheet deles)

obrigado - desculpe se cometi erros no forum , sou novato aqui.
Re: Problemas com passo do motor
August 13, 2017 10:06PM
Resolvi esta tudo ok.

Arrumei os cabos e conectores dos motores, troquei a fonte, e tinha problemas na configuração do marlin.
Agora só falta calibrar a extrusora e impressora.
Ótimas dicas no forum, valeu smileys with beersmileys with beer
Re: Problemas com passo do motor
January 14, 2020 03:32PM
Quote
Leandroskin
Resolvi esta tudo ok.

Arrumei os cabos e conectores dos motores, troquei a fonte, e tinha problemas na configuração do marlin.
Agora só falta calibrar a extrusora e impressora.
Ótimas dicas no forum, valeu smileys with beersmileys with beer


Boa tarde

você sabe me dizer o que você alterou na programação, estou com o mesmo problema nos motores.

Edited 2 time(s). Last edit at 01/14/2020 03:32PM by cristoffer.
Sorry, only registered users may post in this forum.

Click here to login