Welcome! Log In Create A New Profile

Advanced

PETG da RepRap.pt quebradiço?

Posted by Anna & Karl 
PETG da RepRap.pt quebradiço?
April 24, 2017 04:52AM
Bom dia,

comprei filamento PETG na loja online da RepRap.pt para imprimir o frame de um racing drone. O frame impresso em PLA já está a ser usado com bom sucesso. Fizemos testes de resistência comparando PLA e PETG (a mesma parte impressa em vários materiais diferentes e com temperaturas diferentes), e usámos as temperaturas indicadas na embalagem do PETG (estranhamente muito mais baixas do que normalmente recomendadas: 195°C-220°C vs. 230°C-250°C ).

O PLA parte com 6,1 kg de força, o PETG com 1,6 kg - muito diferente do previsto depois de ver videos como este, onde o PETG é visívelmente mais resistente.

Falta imprimir uma peça á uma temperatura mais alta (230°C - 250°C) e ver se isso melhora a resistência do material, mas até agora estou nada entusiasmada, ao ponto de me perguntar se aquilo é mesmo PETG.

Alguêm tem experimentado com o PETG da RepRap.pt e pode partilhar dicas ou experiências? Aquilo será mesmo PETG? Será que a RepRap.pt aceita a devolução neste caso? Se a impressão com temperatura mais alta não resultar o material não serve para imprimir o frame.
alb
Re: PETG da RepRap.pt quebradiço?
April 24, 2017 04:54PM
A mim está-me a acontecer mais ou menos o mesmo. Não é tanto partir mas sim "quebrar" por falta de boa aderência nas camadas.

Estou a experimentar a temperatura nos 240º, 25% de cooling fan (abaixo disto começa a criar fios), heatbed com 70º e velocidade de impressão nos 55mm/s. Ouvi dizer que o infill deve ser sempre superior a 40%, não sei se é verdade ou não, mas estou a usar 60%.

Para já parece estar melhor mas continuo a achar que adesão entre camadas é melhor no PLA. Mas o PLA é quebradiço e nesse aspecto estou a ver se o PETG é melhor.

Presumo que não seja por falta de qualidade do filamento...pelo menos ainda não estou a assumir isso.

Edited 1 time(s). Last edit at 04/24/2017 04:57PM by alb.
Re: PETG da RepRap.pt quebradiço?
April 29, 2017 08:35AM
smiling bouncing smiley Conseguimos, com a ajuda de uma senhora da RepRap.pt que nos deu umas dicas:

Nozzle 230°C
Cama 70°C (no nosso caso 80°C - mas e por termos uma placa espessa mais uma superfície aderente, com cama normal os 70 devem ser suficiente)

Espessura 0.2 mm
Infill Grid retangular, 25 % - vou ter que experimentar com este valor, fiquei espantada de conseguir tanta resistência com um infill tão baixo

Fan 50%

Agora a peça em PETG aguenta 11 kg de força.
Sorry, only registered users may post in this forum.

Click here to login