Metamáquina 3D/software

From RepRap
Revision as of 16:51, 5 September 2012 by Felipe.sanches (talk | contribs)
Jump to: navigation, search

Para operar a Metamáquina 3D recomendamos o uso do software Pronterface. Este programa é um software livre e funciona nos principais sistemas operacionais (incluindo GNU/Linux, MacOS e Windows).

Instalação

O pronterface faz parte de um pacote de aplicativos de controle de impressão 3D chamado Printrun. Instruções para sua instalação encontram-se aqui.

Instruções de uso

Conexão

Após conectar a Metamáquina 3D em uma das portas USB do seu computador, abra o Pronterface.

A conexão USB será usada para enviar comandos para a impressora. Estes comandos podem ser tanto manuais feitos por meio do painel de controle do Pronterface, ou serem enviados automaticamente pelo programa durante o processo de impressão de uma peça.

imagem do botão "Port"

Pressione o botão "Port" para detectar a porta em que a impressora está conectada. No GNU/Linux e no MacOS as portas são nomeadas como /dev/ttyUSB0, /dev/ttyUSB1, etc. No Windows, os nomes usados para as portas são COM1, COM2, etc.

As portas detectadas serão exibidas na caixa de seleção à direita do botão "Port". Em geral haverá apenas uma opção, correspondente à sua impressora 3D. Entretanto, em alguns casos podem também ser detectados outros dispositivos nessa lista (em alguns casos pode ser até mesmo uma outra impressora 3D :-D).

Após selecionar a porta correspondente à sua impressora 3D, pressione o botão "Connect". Após alguns segundos, se a máquina for conectada com sucesso você verá a mensagem "Printer is now online".


Comandos manuais

imagem do painel de controle do pronterface

Por meio do painel de controle do pronterface você pode enviar comandos de movimentação para a máquina e observar os movimentos correspondentes na impressora. Os comandos de movimentação do painel de controle correspondem a movimentos de 0.1mm, 1mm, 10mm ou 100mm em cada uma das direções: X, Y ou Z. Tome cuidado para não deixar o bico de extrusão descer demais, pois isso pode danificar a plataforma de impressão. Em momentos de desespero você pode pressionar o botão de RESET na eletrônica da Metamáquina 3D para que ela interrompa imediatamente qualquer movimento que esteja sendo executado.

foto do botão RESET

Fatiamento de uma peça

O processo de impressão de um peça plástica com a Metamáquina 3D envolve o envio de comandos de operação por meio do cabo USB. Estes comandos (chamados de código G) ficam armazenados em um arquivo de extensão .gcode. Se você tem um modelo 3D em formato STL ou OBJ, antes de imprimí-lo é necessário que seja feita a conversão do modelo 3D para os comandos de operação da máquina. Este processo é iniciado automaticamente quando você abre um arquivo STL ou OBJ por meio do botão "Load" no Pronterface. Este processo se chama "fatiamento" do modelo 3D, pois envolve o cálculo de todos os movimentos que os motores da impressora precisam fazer para efetuar o desenho das sucessivas camadas (fatias) de plástico que formam o objeto a ser impresso.

Após carregar um modelo 3D, aguarde o término do processo de fatiamento. O fatiamento pode demorar dependendo do tamanho e da complexidade do modelo 3D e da velocidade do seu computador. Este é um bom momento para ler algumas páginas de um bom livro...

O término do fatiamento é indicado pela apresentação de estatísticas sobre o volume de impressão e uma estimativa de quanto tempo deve durar a impressão. Nesse momento, você terá um novo arquivo no mesmo diretório do modelo 3D, com a extensão .gcode. Se você quiser imprimir mais de uma vez o mesmo modelo, você pode abrir diretamente o arquivo GCODE por meio o botão "Load" e assim poupar-lhe o tempo de fatiamento (que precisa ser feito uma única vez para cada modelo 3D).

Impressão de uma peça