Metamaquina 3D/Instruções de montagem/Eixo Z

From RepRap
Revision as of 12:25, 26 November 2014 by Glenn (talk | contribs) (+ Category:Metamaquina 3D)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to: navigation, search

O eixo Z é composto por duas colunas com uma barra lisa, chamada de haste, e uma barra roscada. Cada barra roscada fica ligada a um motor, já instalado, de modo a dar tração ao conjunto. As extremidades x fazem a integração entre o eixo Z e o carro do eixo X, que será instalado posteriormente.



Componentes

Imagem Quantidade Descrição
Mm3d axisZ components 00.jpg 1 acompladores e extremidades x
Mm3d axisZ components 01.jpg 2 trava-haste
Mm3d axisZ components 02.jpg 4 motores de passo
Mm3d axisZ components 03.jpg 2 barras roscadas de 180mm
Mm3d axisZ components 04.jpg 2 barras lisas de 350mm
Mm3d axisZ components 05.jpg 4 rolamentos lineares LM8UU
Mm3d axisZ components 06.jpg 4 porcas M8
Mm3d eixoX componentes 03.jpg 2 molas com diâmetro de 9mm
Mm3d axisZ components 07.jpg 16 porcas M3
Mm3d axisZ components 08.jpg 16 parafusos M3x20
Mm3d axisZ components 09.jpg 6 parafusos M3x10

Instruções

Preparação das peças plásticas

1.1) Coloque dois rolamentos lineares LM8UU em cada extremidade X nos seus respectivos lugares, fixando-os com parafusos M3x20, porcas M3 e arruelas M3. Cuidado para não apertar demais, pois a peça pode trincar.

Mm3d eixoZ 12.jpg


1.2) Coloque também dois parafusos M3x16 (com arroelas M3) na parte de baixo de cada extremidade x e, na parte de cima, duas porcas M3, apertando-os levemente. Eles servirão de fixação para os eixos do carro X, que serão instalados depois, e já são instalados agora por praticidade.

Mm3d eixoZ 2 1.jpg


1.3) Uma das extremidades X é a extremidade X ativa que serve de suporte para o motor do eixo X. Usando parafusos M3x10 com arruelas M3 e porcas M3, fixe o motor na extremidade X ativa, tomando o cuidado de deixar o conector da fiação do motor virado para baixo. Prenda também o pinhão de movimentação do eixo X.

Mm3d eixoZ 2 2.jpg Mm3d eixoZ 2 3.jpg


1.4) Atarrache uma porca M8 em uma das barras roscadas. Adicione uma mola de 9mm de diâmetro e insira a barra pelo lado de cima na extremidade X. Rosqueie mais uma porca M8, agora pela parte de baixo da extremidade X. Rosqueie as porcas até que elas se encaixem dentro da extremidade X comprimindo levemente a mola. Esse processo deve ser realizado para ambos as extremidades X, tanto a ativa quanto a passiva.

Mm3d eixoZ 09.jpg Mm3d eixoZ 10.jpg Mm3d eixoZ 11.jpg


1.5) Caso ainda não o tenha feito, instale os motores do eixo Z em seus respectivos suportes utilizando parafusos M3x10 com arruelas M3.

Mm3d eixoZ 05.jpg Mm3d eixoZ 06.jpg Mm3d eixoZ 08.jpg


1.6) Monte os acopladores utilizando parafusos M3x20, arruelas M3 e porcas M3, tomando cuidado para que as aberturas estejam pareadas (maior-maior, menor-menor). Fixe a fenda maior nas extremidades de cada uma das barras roscadas (já acopladas às extremidades X), e aperte os parafusos levemente.

Mm3d eixoZ 13.jpg Mm3d eixoZ 14.jpg Mm3d eixoZ 15.jpg

Instalação dos eixos

2.1) Introduza as barras lisas pelos rolamentos LM8UU instalados em cada extremidade X. Tome cuidado ao fazer isso, pois um movimento desajeitado pode danificar os rolamentos, fazendo com que algumas microesferas sejam expelidas, o que prejudicaria muito o desempenho do rolamento.


2.2) Agora instalaremos os conjuntos na estrutura da máquina. O conjunto com o motor deve ir do lado ESQUERDO (com a frente da impressora voltada para si), o lado com 4 porcas M8 em série devem ficar próximas ao suporte do motor Z; o conjunto que não tem o motor deve ir do lado DIREITO.

2.3) O conjunto é fixado primeiramente pela barra lisa. Prenda-a primeiro na trava barra-barra que restava montada na barra roscada que atravessa o a base da estrutura (frame) da impressora pelo meio. Atarrache as porcas levemente - nós iremos ajustá-las precisamente mais adiante. Depois fixe a extremidade superior dela ao suporte do motor Z com a trava-haste, usando dois parafusos M3x20 e algumas arroelas M3 caso o parafuso fique muito longo e não dê o aperto suficiente.

Mm3d eixoZ 01.jpg Mm3d eixoZ 02.jpg Mm3d eixoZ 03.jpg


2.4) Essa barra deve estar totalmente vertical, por isso, ao apertar as porcas para fixar as barras lisas, certifique-se de que as distâncias medidas na primeira etapa sejam mantidas, caso contrário o eixo poderá ficar desalinhado. Certifique-se que as distâncias estejam corretas APÓS o aperto das porcas.


2.5) Repita o processo para o lado oposto da estrutura.

Mm3d eixoZ 04.jpg Mm3d eixoZ 07.jpg



Fixação das barras roscadas

3.1) Segure o conjunto da esquerda com uma das mãos, suspendendo-o até que a extremidade superior do acoplador da barra roscada encaixe-se no eixo do motor. O eixo do motor ficará quase que totalmente encoberto pelo acoplador, garantindo uma boa fixação. Com a outra mão, use uma chave allen para atarrachar os parafusos M3x20 de forma distribuida (um pouco por vez em cada um dos parafusos até que eles estejam totalmente atarrachados).


3.2) Repita o processo para o conjunto da direita.



Próxima etapa

Você concluiu a montagem do eixo Z da sua Metamáquina 3D.

Como sua Metamáquina 3D deve estar ao final desta etapa

Agora, o próximo passo é montar o extrusor.

Clique aqui para avançar para a próxima etapa.