Metamaquina 3D/Instruções de montagem/Eixo Y

From RepRap
Revision as of 12:27, 26 November 2014 by Glenn (talk | contribs) (+ Category:Metamaquina 3D)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to: navigation, search

Plataforma Y

A plataforma Y da Metamáquina 3D é composta por uma base de acrílico cortada a laser e por seu sistema de movimentação no eixo Y. É nessa plataforma que a peça é efetivamente impressa.

Componentes

Quantidade Descrição Imagem
3 Suportes para rolamento linear LM8UU MM-LM8UU-holder.png
2 Belt clamps MM-Belt-clamp.png
3 Rolamentos lineares LM8UU LM8UU bearings.png
20 Porcas M3 M3-nuts.png
20 Arroelas M3 M3-washers.png
20 Parafusos M3x16 M3x16-bolts.png
2 Eixos lisos M8 de 406mm em aço inoxidável M8-smooth-rods.png
1 Chapa de acrílico para plataforma Y MM metamaquina3d plataformaY chapa.png

Instruções

Nessa parte vamos montar o eixo Y da impressora.

Pegue 3 rolamentos lineares LM8UU, 3 braçadeiras e 3 suportes para LM8UU. As braçadeiras são pequenas fitas de plástico com travas, em inglês se chamam zip-ties. Usando as braçadeiras, prenda os rolamentos nos suportes e depois use uma barra lisa M8 pra verificar se os rolamentos estão deslizando bem. Tome cuidado ao inserir a barra nos rolamentos, pois um movimento desajeitado pode danificá-los, expulsando algumas microesferas (o que não compromente totalmente o funcionamento do rolamento).

Preparação dos suportes para rolamentos lineares LM8UU.


Pranda os 3 rolamentos na parte de baixo da placa de acrílico (a parte de cima da placa de acrílico contém o texto "METAMÁQUINA") usando parafusos M3x16 e porcas e arroelas M3. Não atarrache as porcas totalmente.

Mm3d plataformaY 01.png Mm3d plataformaY 02.jpg


Do lado de baixo da placa de acrílico, coloque os belt clamps nas furações restantes com parafusos M3x20; do outro lado coloque os belt clamp nut holders e as porcas correspondentes, mas sem atarrachar totalmente. Prenda uma das pontas da correia em um dos belt clamps, observando que os dentes não devem estar voltados para a plataforma. Aperte os parafusos progressivamente, de modo que a correia seja pressionada uniformemente pelo belt clamp. Tome cuidado também para não trincar a peça plástica por apertar demais.

Insira as duas barras lisas pelos rolamentos, conforme as imagens abaixo, certifique-se que elas estão correndo bem e termine de atarrachar os parafusos dos suportes dos rolamentos.

Mm3d plataformaY 03.jpg Mm3d plataformaY 04.jpg Mm3d plataformaY 06.jpg

Instalação do motor Y

Componentes

  • 1 Polia
  • 1 motor de passo (com cabo de 90cm)
  • 3 parafusos M3x10
  • 1 correia T5 de 840mm



Instruções

Insira uma porca M3 no compartimento da engrenagem que vai no pino do motor.

Mm3d plataformaY 07.jpg Mm3d plataformaY 08.jpg Mm3d plataformaY 09.jpg Mm3d plataformaY 10.jpg


Prenda a engrenagem no pino do motor utilizando um parafuso M3x8 sem cabeça (grub screw).

Mm3d plataformaY 12.jpg


Instale a chapa de sustentação montada anteriomente nas presilhas (bar clamps) que estão ociosas das barras roscadas anteriores e posteriores. Observe que, ao contrário de algumas variantes da Prusa, as barras lisas devem ficar SOBRE as barras roscadas. Após posicioná-las, aperte as porcas de modo que as bar clamps segurem os eixos. Ao apertar as porcas, certifique-se novamente de que a distância face-a-face entre cada bar clamp e o pé mais próximo seja de 40mm. Isso é muito importante para que a plataforma Y deslize suavemente sobre os eixos.

Mm3d plataformaY 13.png


Afixe o motor de passo do lado esquerdo do Y motor mount usando parafusos M3x10. O conector do motor deve estar voltado para a parte interna da máquina. Você terá que soltar a porca que fixa a arroela de funileiro e o rolamento 608zz para ter acesso ao local de um dos parafusos. Após fixar o parafuso e todo o conjunto novamente, certifique-se de que a distância entre o pé direito e a arroela de funileiro é de 112mm.

Mm3d plataforma Y 17.jpg


Passe a correia pela polia que fica na frente da impressora e prenda no belt clamp instalado na chapa que ainda não foi utilizado. Para facilitar o processo, apoie a máquina sobre um dos lados do triângulo (que não seja o de baixo) e use um alicate para esticar a correia. Elimine a sobra de correia, caso seja excessiva, tomando o cuidado de deixar o suficiente para que se possa esticar a correia com a mão ou um alicate. Para que a sobra não fique solta, prenda-a com uma zip-tie.

Mm3d plataformaY 18.jpg Mm3d plataformaY 15.png

Certifique-se de que a correia está centralizada com o rolamento e passando pela polia do motor Y.

Mm3d plataformaY 16.jpg

Próxima etapa

Você concluiu a montagem da plataforma Y da sua Metamáquina 3D.

Como sua Metamáquina 3D deve estar ao final desta etapa

Agora, o próximo passo é montar a plataforma do eixo Z.

Clique aqui para avançar para a próxima etapa.