Metamaquina 3D/Instruções de montagem/Extrusor

From RepRap
Jump to: navigation, search

Extrusor

Extrusor é um componente da Metamáquina 3D formado pelo bico extrusor e pelo bloco extrusor.



Montagem do bloco extrusor

Componentes

Imagem Nome Quantidade
Mm3d engrenagemtratora.jpg engrenagem tratora 1
Mm3d travapinca2.jpg trava pinça 1
Mm3d parafuso trator.jpg parafuso trator 1
Mm3d extrusor componentes 01.jpg bloco extrusor 1
Mm3d extrusor componentes 02.jpg pinça 1
Mm3d extrusor componentes 03.jpg porca M4 2
Mm3d extrusor componentes 04.jpg parafuso M4x50 rosca parcial 2
Mm3d extrusor componentes 05.jpg mola CM2083 (4mm de espessura) 2
Mm3d extrusor componentes 06.jpg rolamento 608zz (8mm diâmetro interno) 3
MM-Drive-gear.png pinhão de extrusão 1
Mm3d extrusor componentes 08.jpg porca M3 3
Mm3d extrusor componentes 09.jpg parafuso M3x25 panela 1
Mm3d extrusor componentes 10.jpg pedaço de barra roscada 1
Mm3d extrusor componentes 11.jpg parafuso M3x10 sem cabeça 1
Mm3d extrusor componentes 12.jpg arruela M3 8
Mm3d extrusor componentes 13.jpg arruela M4 2
Mm3d extrusor componentes 14.jpg parafuso M3x10 4
Mm3d extrusor componentes 15.jpg motor de passos 1

Instruções

1.1) Passe o pequeno pedaço de barra roscada por um rolamento 608zz e encaixe-os na parte interna da pinça. Encaixe também uma porca M3 no espaço destinado a ela no interior da pinça.

Mm3d extrusor 01.jpg Mm3d extrusor 02.jpg Mm3d extrusor 03.jpg


1.2) Encaixe dois rolamentos 608zz em seus respectivos lugares no bloco extrusor. Prenda a base da pinça com um parafuso M3x25 panela, que se comportará como o eixo de uma dobradiça, sem se esquecer da arruela M3.

Mm3d extrusor 04.jpg Mm3d extrusor 06.jpg Mm3d extrusor 07.jpg


1.3) Introduza porcas M4 nas cavidades preparadas na parte superior do bloco extrusor.

Mm3d extrusor 08.jpg

1.4)Retire (corte) entre 2 e 3 voltas das molas CM2083. Em cada um dos parafusos M4x50 com rosca parcial coloque, nesta ordem, uma das molas CM2083 recém cortadas e uma arruela M4.

Mm3d cortedamola.jpg Mm3d molacortada.jpg Mm3d parafusocommolaearruela.jpg

1.5) Coloque uma porca M3 na cavidade preparada da trava-pinça. Logo após, insira os parafusos M4x50 com rosca parcial nos orifícios restantes do verso da trava-pinça, isto é, no lado oposto ao da porca M3.

Mm3d travapinca.jpg Mm3d travapincaeparafuso1.jpg Mm3d travapincaeparafuso2.jpg


1.6) Insira os parafusos M4x50 com rosca parcial, preparados no passo acima, nas porcas M4 anteriormente posicionadas no bloco extrusor. Não rosqueie totalmente os parafusos para que eles possam ser arqueados. Levante-os, encaixe a pinça junto ao corpo do bloco extrusor e desça os parafusos M4x50 com rosca parcial, assegurando-se de que a pinça foi travada.

Mm3d travapincaeblocoextrusor.jpg Mm3d travapincaeblocoextrusor2.jpg Mm3d travapincaeblocoextrusor3.jpg

1.7) Na trava-pinça ainda é necessário um terceiro parafusos que irá mantê-la em posição. Para tanto, coloque 4 arruelas M3 em um parafuso M3x10 e insira-o na porca M3 da trava-pinça (preparada no passo "1.5"). Assim que a trava-pinça estiver presa à pinça, termine de rosquear os parafusos M4x50 com rosca parcial no bloco extrusor.

Mm3d parafuso M3x10earruelasM3.jpg Mm3d travapincaeblocoextrusor4.jpg


1.8) Coloque 3 arruelas M3 nas 3 cavidades restantes do bloco extrusor, insira 3 parafusos M3x10 nessas cavidades e prenda-os no motor de passos. O conector embutido no motor de passos deve ficar para cima, inclinado na direção da pinça.

Mm3d blocoextrusorearruelas.jpg Mm3d blocoextrusoremotor.jpg

1.9) Para fixar o pinhão de extrusão ao motor de passos, introduza uma porca M3 dentro da cavidade projetada no próprio pinhão e atarrache o parafuso sem cabeça M3x10 que funcionará como trava.

Mm3d motordepassosepinhão.jpg

1.10) Pegue o parafuso trator (M8x50) e verifique que ele contém uma faixa com ranhuras na parte lisa, entre a cabeça e a rosca. É essa faixa de ranhuras que dá aderência entre o parafuso trator e o filamento plástico permitindo o controle da alimentação do bico extrusor e, portanto, elas devem estar alinhadas com a calha da pinça do bloco extrusor. Insira a engrenagem tratora e duas arruela M8 (pode-se acrescentar mais arruelas caso a faixa de ranhuras não se alinhe com a calha da pinça), respectivamente, no parafuso trator.

Mm3d parafusotrator.jpg Mm3d parafusotrator2.jpg Mm3d parafusotrator3.jpg


1.11) Coloque o parafuso trator, preparado no passo anterior, de um rolamento 608zz do bloco extrusor ao outro rolamento 608zz, atravessando toda a estrutura. Repare que a engrenagem tratora deve estar acoplada ao pinhão de extrusão, caso não esteja, volte ao passo "1.8" e frese os orifícios que suportam o motor de passos em direção à engrenagem motora, com auxílio de uma broca de 3mm de espessura. Faça isso até que o pinhão de extrusão e a engrenagem tratora sejam acoplados.

Mm3d parafusotratorebolcoextrusor1.jpg Mm3d parafusotratorebolcoextrusor2.jpg Mm3d parafusotratorebolcoextrusor3.jpg

1.12) Verifique se a faixa de ranhuras está alinhada com a calha da pinça. Caso não esteja, retorne ao passo 1.10 e acrescente arruelas.

1.13) Com a faixa de ranhuras alinhada à calha da pinça, acrescente ao parafuso trator: uma arruela M8, uma porca M8 e uma porca M8 com trava.

Mm3d porcasearruela.jpg Mm3d parafusotratorpreso.jpg

Bico extrusor

O bico extrusor é uma peça de metal alimentada por plástico que é aquecida e que gera filetes do plástico de forma controlada para construir os modelos. O controle do aquecimento do bico extrusor opera pelo mesmo príncípio que o da base aquecida. Um termistor mede continuamente a temperatura do bico e em função dessa leitura a eletrônica da impressora envia corrente elétrica para uma resistência que, por efeito joule, emite calor que aquece o bico.

Portanto, temos duas conexões a fazer: a fiação que liga o termistor (fiação de temperatura do bico) e a fiação que liga o resistor de alta potência (fiação de aquecimento do bico).



Components

Imagem Descrição Quantidade
BicoExtrusor.jpg bico extrusor 1
Mm3d termistor.jpg termistor 1
Mm3d resistorDePotencia.jpg resistor de potência 1
Mm3d pastaTermica.jpg pasta térmica 1
Mm3d fitaKapton.jpg fita kapton 1
Mm3d cabo60cm.jpg cabo 60 cm 1
Mm3d caboTeflonado.jpg cabo teflonado 1
Mm3d conector.jpg conector 1

Instruções

2.1) Envolva a extremidade do bico extrusor com fita kapton, a fim de promover o isolamento elétrico da região metálica.

Mm3d bicoextrusorcomfitakapton.jpg

2.2) Perfure a fita kapton no menor orifício do bico extrusor. Faça a cavidade com precisão, de modo que seja possível a entrada do termistor sem muita folga.

Mm3d menororificiodobicoextrusor.jpg

2.3) Besunte o termistor com pasta térmica e insira-o no orifício preparado anteriormente. Se necessário, preencha com mais pasta térmica, com auxílio de uma chave de fenda pequena. Separe os terminais do termistor até que obtenham a mesma direção e sentidos opostos, sendo que um dos terminais deve acompanhar o corpo do bico extrusor.

Mm3d termistorBesuntado.jpg Mm3d termistorInserido.jpg

2.4) Separe os fios da ponta do cabo de 60 cm, em que não há conector, em aproximadamente 3 cm. Descasque e passe solda nas pontas deste cabo.

Mm3d cabode60cmdescascados.jpg

2.5) Solde um dos fios do cabo de 60 cm ao terminal do termistor que acompanha o corpo do bico extrusor. Faça isso de forma que a solda aconteça sobre a camada de fita kapton colocada.

Mm3d cabode60cmsoldadoaoterminaldotermistor.jpg

2.6) Envolva o terminal do termistor que segue o corpo do bico extrusor com fita kapton, contornando toda a extremidade do bico extrusor.

Mm3d bicoextrusorcomsegundacamadadefitakapton.jpg

2.7) Perfure a fita kapton nos orifícios maiores do bico extrusor.

Mm3d maiororificiodobicoextrusor.jpg

2.8) Besunte o resistor de potência com pasta térmica e insira-o na cavidade perfurada.

Mm3d resistorBesuntado.jpg Mm3d resistorInserido.jpg

2.9) Dobre os terminais do resistor de potência de modo a acompanhar o corpo do bico extrusor e corte-os entre a parte metálica e o dissipador (ranhuras em torno do corpo do bico extrusor).

Mm3d terminaisdoresistordobradosecortados.jpg

2.10) Divida ao meio o cabo teflonado e descasque uma das pontas de cada metade.

Mm3d caboTeflonadoDividido.jpg

2.11) Passe solda nas pontas descascadas do cabo teflonado, de forma a unir os fios internos.

Mm3d caboTeflonadoComPontasSoldadas.jpg

2.12) Solde as pontas do cabo teflonado às pontas dos terminais do resistor de potência.

Mm3d cabotelonadosoldadoaoterminaldoresistor.jpg

2.13) Dobre o terminal do termistor que permanece solto e coloque-o próximo ao terminal que está preso pela fita kapton. Solde a ponta do termistor à ponta livre do cado de 60 cm.

Mm3d cabode60cmsoldadoaoterminaldotermistor2.jpg

2.14) Envolva novamente o bico extrusor com fita kapton, cobrindo tanto os terminais do resistor de potência, quanto os terminais do termistor.

Mm3d bicoextrusorcomterceiracamadadefitakapton.jpg

2.15) Envolva as duas metades do cabo teflonado com termorretrátil, deixando as pontas dos cabos para fora. Descasque as pontas e separe os fios internos em duas partes semelhantes, afastando-as. Faça isso com as duas pontas de forma que se obtenha 4 pontas no final.

Mm3d caboTeflonadoComTermoretratil.jpg

2.16) Insira as pontas resultantes do cabo teflonado nos terminais do conector. Fique atento ao posicionamento das pontas; elas devem alcançar a segunda aba do terminal, a aba retangular, até seu limite, sem ultrapassá-lo.

Mm3d caboTeflonadoComTerminalDoConector.jpg

2.17) Dobre as abas do terminal do conector sobre as pontas dos fios. Verifique se as pontas estão bem presas ao terminal, caso não estejam, solde-os.

Mm3d caboTeflonadoComTerminal-Soldados.jpg

2.18) Insira cada conjunto "ponta-terminal" nas cavidades do conector.

Mm3d caboTeflonadoComConector.jpg

2.19) Passe fita kapton na região descascada do cabo teflonado, entre o conector e o termorretrátil. Comece envolvendo um dos fios com fita kapton e depois passe a fita pelos dois cabos, assegurando-se de que houve isolamento elétrico entre as partes descascadas de cada cabo teflonado.

Mm3d caboTeflonadoComFitaKapton1.jpg Mm3d caboTeflonadoComFitaKapton2.jpg


O seu bico extrusor deve ficar assim:

Mm3d bicoextrusorfinal.jpg

Acoplamento do bico extrusor ao bloco extrusor

Components

  • bico extrusor montado
  • bloco extrusor montado
  • parafuso M3x20



Instruções

3.1) Passar os dois cabos do bico extrusor montado pelo pequeno espaço existente entre o bloco do extrusor e o carro X, sendo que esses cabos devem ficar voltados para a parte de trás da impressora.

Mm3d fiosbicoextrusormontado.jpg

3.2) Insira, de baixo para cima, o bico extrusor montado no orifício do carro X.

Mm3d encaixedobicoextrusormontado.jpg

3.3) Inserir o parafuso M3x20 por um orifício que está localizado na parede do bloco extrusor entre as travas-correia do carro X.

Mm3d parafusoebicoextrusormontado1.jpg Mm3d parafusoebicoextrusormontado2.jpg

Próxima etapa

Você concluiu a montagem do Extrusor da sua Metamáquina 3D.


Como sua Metamáquina 3D deve estar ao final desta etapa


Agora, o próximo passo é montar o eixo X.

Clique aqui para avançar para a próxima etapa.